Televag - Soluções em tecnologia

(65) 3029-1112

Notícias /

Afinal, por que os telefones ainda possuem letras e números?

Afinal, por que os telefones ainda possuem letras e números?
Você já deve ter reparado que telefones fixos possuem letras nas teclas, mas a questão é: se eles não possuem funções de texto, por que têm letras junto aos números?

O motivo está na origem do sistema de telefonia, mas nós vamos te explicar melhor!

Discador de telefone

Já ouviu falar em William Blauvelt? Depois de Graham Bell ter sido oficialmente intitulado o “pai do telefone”, ele encarregou esse seu empregado de desenvolver um discador para a sua invenção. Em 1917, Blauvelt criou um discador em que números acompanhavam letras.

Se você tiver um telefone fixo próximo, vai conseguir observar que as teclas de 2 a 9 estão acompanhadas de letras na seguinte sequência: 2 (ABC), 3 (DEF), 4 (GHI) e assim por diante.

Alô, telefonista?

Quando o telefone começou a ser usado, cada central telefônica possuía um nome que geralmente era o nome da rua onde a central se encontrava. Até meados da década de 70, era comum ligar para centrais telefônicas e solicitar que uma telefonista fizesse a ligação para outro número.

Geralmente, era preciso que o usuário digitasse o nome do lugar para onde queria fazer a ligação através do teclado do telefone.

Com o passar do tempo, essa função foi sendo descartada, já que os telefones começaram a evoluir e passaram a realizar ligações diretas, não mais necessitando de telefonistas.

Por que as letras no teclado ainda são importantes?

Você deve estar se perguntando por qual razão as letras permanecem nos telefones fixos, já que não fazem e nem recebem SMS ou outro tipo de mensagem de texto.

Isso ainda ocorre por dois motivos, primeiro, porque as letras se tornaram padrão internacional, ou seja, em qualquer lugar do mundo é possível encontrar telefones fixos com letras junto aos números. Da mesma forma, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) rege a obrigatoriedade de os teclados serem alfanuméricos (Resolução n° 473 – Art. 48).

O segundo motivo foi o desenvolvimento da telefonia fixa sem fio, que trouxe avanços tecnológicos, como o registro de contatos com nomes e números na memória dos aparelhos. A maioria dos telefones fixos sem fio suportam agenda de contatos. Nesse caso, as letras são importantes para armazenar esses contatos, além de serem necessárias para outras configurações nesses aparelhos.

Mesmo perdendo sua função original, as letras continuaram fazendo parte dos teclados telefônicos e ganharam nova relevância com os dispositivos móveis, quando passaram a ser usadas inicialmente para o armazenamento de contatos em agendas digitais e, mais tarde, para escrever mensagens por SMS ou em aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp.

Você sabia?

Nos Estados Unidos é comum encontrar contatos telefônicos que iniciam com números e terminam com uma palavra curta, servindo como estratégia publicitária.

Um exemplo é o contato de uma pizzaria que tem a seguinte sequência: 555-PIZZA. As letras correspondem aos números 74992, e servem como uma boa estratégia para os clientes memorizarem o contato.

Essa moda também chegou ao Brasil. Uma rede de escolas de idiomas, a Fisk, utilizou os dígitos 3475 no seu telefone de contato, que correspondem às letras F-I-S-K.

Boa ideia, não?
29 / Dezembro de 2020

por Fonte: Intelbras

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades!

Contato

Rua Manoel Francisco de Paula, 399, Centro Sul, Várzea Grande - MT, 78110-065. Atendimento: segunda a sexta das 7:30 às 11:30 e 13:30 às 17:30

(65) 3029-1112

envie sua mensagem
Sitevip Internet