Televag - Soluções em tecnologia

(65) 3029-1112

Notícias /

Qual a função da cerquilha e do asterisco nos telefones?

Qual a função da cerquilha e do asterisco nos telefones?
Você certamente já reparou nos botões cerquilha (#) e asterisco (*) que estão presentes nos teclados dos telefones. Essas duas teclas foram padronizadas em todos os telefones por obrigatoriedade da Anatel. Mas já parou para pensar qual a real função deles? Descubra!

Significados de cerquilha e asterisco

Antes de falar sobre a função desses botões presentes nos teclados dos telefones, é importante descobrir o significado de cada um. A cerquilha, popularmente conhecida como jogo da velha, é um sinal universalmente utilizado como símbolo de número, sobretudo na língua inglesa (também chamado de hash). O nome oficial do símbolo, entretanto, é Octothorpe e foi criado na década de 60 pelo americano Don Macpherson, com o objetivo de acessar serviços de dados. Vale lembrar também que a cerquilha não deve ser confundida com o sustenido, esse símbolo musical que é semelhante, mas se distingue na sua inclinação.



Já a palavra asterisco vem do latim asteriscum, que significa “estrelinha”. O asterisco é bastante utilizado na língua portuguesa para indicar citações e comentários, e na informática, atuando como um caractere curinga que pode substituir qualquer outro nas ferramentas de busca.

A função da cerquilha e do asterisco nos telefones

A principal função dos botões cerquilha (#) e asterisco (*) nos teclados é a de acionar recursos adicionais, geralmente oferecidos pelas companhias telefônicas, em telefones fixos ou móveis. Através deles, o usuário pode acessar serviços como secretária eletrônica e caixa postal ou informações a respeito do plano contratado, por exemplo. Para acessar esses recursos, os botões serão sempre seguidos por um determinado código numérico. No caso dos nossos telefones sem fio, quando não seguidos por código numérico, a cerquilha (#) pode ser usada para bloquear o teclado, enquanto o asterisco (*) pode ativar o modo silencioso. Importante ressaltar que, caso você não tenha um serviço específico contratado, a simples utilização desses botões no meio de uma ligação não fará diferença alguma. As duas teclas também podem ser usadas por empresas que utilizam centrais PABXs, ou em telefones que possuem ramais, tendo a função de transferência de chamadas e rediscagem automática, por exemplo.

Esses recursos surgiram a partir da década de 60, quando foi criado o sistema DTMF (sigla em inglês para Tom Duplo de Multifrequência). Com o DTMF, os pulsos elétricos de discagem puderam ser substituídos por sinais sonoros, e, assim, passaram a ser entendidos pelos computadores das centrais telefônicas. Por essa razão, as teclas cerquilha (#) e asterisco (*) só funcionam no sistema de tom, e não no de pulsos (sistema decádico). Dessa maneira, quando são acionadas, ocorre a comunicação entre telefone e computador.
24 / Outubro de 2019

por Fonte: Intelbras

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades!

Contato

Rua Manoel Francisco de Paula, 399, Centro Sul, Várzea Grande - MT, 78110-065. Atendimento: segunda a sexta das 7:30 às 11:30 e 13:30 às 17:30

(65) 3029-1112

envie sua mensagem
Sitevip Internet