Televag - Soluções em tecnologia

(65) 3029-1112

Notícias /

Problemas com conexão na empresa? Custos elevados em TI? A Solução pode estar no cabeamento estruturado

Problemas com conexão na empresa? Custos elevados em TI? A Solução pode estar no cabeamento estruturado
Atualmente, mesmo em nossas casas, observamos um excesso de fios e cabos emaranhados por trás de nossos móveis: é a rede telefônica, o cabo de internet, os fios que ligam os eletrônicos à energia e aqueles que interligam os próprios eletrônicos (é o cabo do vídeo game, na TV por assinatura etc.). Se, com nossas necessidades domésticas já observamos certa bagunça, imagine em uma empresa.

Em uma organização, as demandas por tecnologia são várias: aplicações de rede, telefonia, servidores, estações de trabalho, impressoras etc. Para ter conectividade total em todas estas estações, é necessário que os cabos de rede estejam dispostos de maneira a suportar mudanças, adições e alongamentos.

Neste sentido, a maior necessidade é um sistema de cabeamento gerenciável, ou seja, que permita a reorganização quando necessário e que mantenha a confiabilidade na transmissão de dados (que suporte). Estamos falando do cabeamento estruturado, que se trata da técnica de disponibilizar, padronizada e metodologicamente, os conectores, cabos de fibra optica e outros meios de transmissão para redes (telefonia ou informática).

Para compreender melhor para que serve uma estrutura de cabeamento, pense no corpo humano: nossos órgãos vitais precisam estar todos em funcionamento para que o corpo esteja saudável. Para funcionar, os órgãos precisam de estímulos elétricos (vindos do sistema nervoso) e sangue (vindo da corrente sanguínea). Nossos sistemas nervoso e vascular são os responsáveis por levar aos órgãos o que eles necessitam.

Já no caso da estrutura de TI de uma empresa, as máquinas (computadores, impressoras, estações de trabalho etc.) são os órgãos que, para funcionar corretamente, precisam de transmissão de dados, energia elétrica, rede telefônica etc. A estrutura de cabeamento é o sistema que leva tudo isso às máquinas. E, se estiver danificada, desorganizada ou ineficaz, o sistema todo está comprometido.

Veja os benefícios do cabeamento estruturado:
  • Redução de custos: ter um cabeamento estruturado bem instalado evita falhas nos cabos o que vai diminuir todos os problemas com conexões e demandas por manutenção. O cabeamento gerenciável também faz a empresa ganhar tempo no caso de mudanças de layout e novas instalações. O sistema de cabeamento estruturado também possui longa duração, almejada em torno de 15 anos;
  • Garantia de segurança da rede: o cabeamento estruturado deve trazer confiabilidade para as transmissões de dados – impedindo que a empresa fique refém de problemas de congestionamento e tenha gargalos tecnológicos neste sentido;
  • Necessidade de mudanças: quando da necessidade de reorganização dos espaços de trabalho, o sistema de cabeamento gerenciável elimina muita perda de tempo e energia.
  • Vantagem competitiva em TI: para qualquer tipo de negócio, a capacidade tecnológica é um ponto de competitividade, pois a transmissão de informações e a segurança de dados são necessidades básicas de qualquer empresa. Empresas que garantem a fluidez de suas informações saem na frente. Para ter uma rede ágil e moderna, o cabeamento deve suportar a transmissão de muitos dados e aplicações como multimídias mais pesadas.
Vale lembrar também que a maior parte dos problemas de gerenciamento de camada física, nas empresas, está nos problemas de rede. E os investimentos no sistema de cabeamento estruturado representam, no máximo, 5% do investimento total da rede.

Para valer-se de todos os benefícios do cabeamento estruturado, há de se ter muito cuidado no planejamento e instalação. É necessário contar com especialistas na área e empresas que tenham um bom histórico (e que usem materiais de qualidade).

A Televag é especialista em instalação de cabeamento estruturado e possui uma equipe técnica altamente qualificada para atender sua necessidade. Entre em contato conosco e solicite uma visita do nosso consultor de vendas.
10 / Janeiro de 2020

por Fonte: CO News

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades!

Contato

Rua Manoel Francisco de Paula, 399, Centro Sul, Várzea Grande - MT, 78110-065. Atendimento: segunda a sexta das 7:30 às 11:30 e 13:30 às 17:30

(65) 3029-1112

envie sua mensagem
Sitevip Internet