Televag - Soluções em tecnologia

(65) 3029-1112

Notícias /

Saiba a diferença entre conexão de fibra ótica e metálica

Saiba a diferença entre conexão de fibra ótica e metálica
Atualmente, temos como opções mais comuns os cabos de fibra ótica e par trançado. Mas como podemos saber qual é a melhor para atender nossas necessidades? 

Hoje vamos entender melhor como essas redes funcionam e quais são as vantagens de cada uma delas.

Fibra ótica:

A fibra ótica é uma ótima opção para transmissão de dados, constituída de filamentos de vidro ou polímeros. Processa informações na velocidade da luz e conta com uma tecnologia que converte energia luminosa em energia elétrica ou sonora. Criada pelo físico indiano Narinder Singh Kapany, as redes de fibra ótica permitem que os sistemas de transmissão sejam maiores, com maior largura de banda. Além disso, geram dados em maior velocidade e são de fácil instalação. 

Esse modelo de cabo está servindo como substituto dos cabos de cobre, que já apresentam deficiência para estruturação de grandes redes. Os cabos de cobre acabam perdendo a potência do sinal transmitido conforme a distância, além de sofrerem mais deterioração do que as fibras óticas.

Uma das maiores vantagens em utilizar cabos de fibra ótica é sua alta capacidade em transmitir informações rapidamente, em grande volume e por distâncias maiores.

Você sabia que um par de fibras óticas pode transmitir 2,5 milhões de chamadas telefônicas ao mesmo tempo, numa estrutura que tem o mesmo diâmetro de um fio de cabelo? Para atingir a mesma capacidade com fios de cobre, precisaríamos de um cabo com diâmetro de seis metros!

Confira outras vantagens em utilizar cabos de fibra ótica em sua rede:

– Redes de fibra ótica são mais seguras, pois não sofrem interferência devido ao material em sua composição
– Maior capacidade para transmitir informações
– A matéria prima utilizada para sua fabricação é abundante, diminuindo os custos de sua produção
– Redes altamente confiáveis, livre de interferências e falhas
– Não enferrujam
– Abrangem grandes distâncias de cabeamento
– Alta velocidade na transmissão de informações

Ou seja, alta tecnologia e qualidade estão presentes em redes estruturadas com fibra óticas, garantindo a segurança das informações e processos muito mais modernos.

Par trançado:

Se estivermos tratando de redes de dados para empresas ou estabelecimentos menores, os cabos de par trançado podem ser uma boa opção, com ótimo custo benefício. 

Sua estrutura é feita de fios de cobre trançados em pares, que ajudam a evitar interferências ou perdas de sinal. Seu alcance máximo é de 100 metros e a taxa de transmissão pode variar de 1 à 10Gbps. 

Como é utilizado para pequenas distâncias, os cabos de par trançado também tem ótimas vantagens para atender algumas necessidades específicas. Outras vantagens:

– Cabo mais flexíveis para manusear
– Fácil instalação
– Preço altamente acessível
– Ideal para pequenas instalações – uso doméstico ou pequenas empresas estruturação para prevenir interferências

Os cabos de par trançado podem ser usados para transmissão de voz, dados e imagens. Contudo, ele não será tão eficaz quando fibras óticas se estivermos falando de grandes redes ou altas velocidades, com ausência total de interferências.

Ao identificar qual é a sua necessidade de rede, escolha qual tipo de cabeamento será mais eficaz para você e não hesite em contratar bons profissionais na hora da instalação!

A Televag possui um excelente serviço em Cabeamento estruturado e analisará qual é a melhor opção para seu projeto. 
 
24 / Janeiro de 2021

por Fonte: Exame.com

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades!

Contato

Rua Manoel Francisco de Paula, 399, Centro Sul, Várzea Grande - MT, 78110-065. Atendimento: segunda a sexta das 7:30 às 11:30 e 13:30 às 17:30

(65) 3029-1112

envie sua mensagem
Sitevip Internet