Televag - Soluções em tecnologia

(65) 3029-1112

Notícias /

Home office: conheça 6 dicas para praticá-lo de forma produtiva

Home office: conheça 6 dicas para praticá-lo de forma produtiva
Quem nunca sonhou em trabalhar no conforto do próprio lar? Fugir dos engarrafamentos e trocar o estresse dos ambientes corporativos pelo aconchego e tranquilidade de casa certamente é a vontade de muita gente.

Esse formato contemporâneo de trabalho, chamado home office, cresce anualmente no mundo todo, e torna-se cada vez mais comum em áreas como marketing, design, tecnologia da informação, entre outras.

Segundo a Robert Half, empresa que oferece consultoria em recrutamento, o Brasil é o terceiro país do mundo que mais realiza home office. O levantamento mostra que essa prática registrou um aumento de 47% em 2020 com relação a março de 2021

Um dos maiores motivos, de acordo com a consultoria, é a possibilidade de a empresa reduzir o custo fixo das operações, economizando nas estações de trabalho em itens como transporte, energia, água e mobiliário. Além disso, o funcionário acaba exercendo sua função com muito mais motivação, foco absoluto nos resultados e gerenciando o próprio tempo.

Existem também muitos profissionais que realizam, ou pretendem realizar, home office por conta própria. Ou seja, novos empreendedores que, ao abrir suas empresas, acabam escolhendo sua casa como escritório, mesmo que temporário.

Se você está pensando em praticar home office, confira as dicas abaixo. Elas vão te ajudar a organizar seu tempo, suas tarefas e, principalmente, separar lazer de trabalho. Afinal, é preciso resistir ao sofá, filme e pipoca quando se está em casa.

1) Crie um ambiente de trabalho

Um dos grandes equívocos cometidos por profissionais no home office é não se preocupar em criar um espaço propício para realizar seu trabalho.

A criação de um ambiente específico para realização das atividades profissionais é essencial ao bom desenvolvimento destas. Bancada, cadeira, notebook, enfim, projete um espaço que, de fato, sugira que ali é uma estação de trabalho.

Se você mora com familiares ou amigos, converse com eles e deixe claro que aquele local não é de uso coletivo, ou seja, deve ser evitado pelos outros moradores.

2) Estabeleça horários, seu tempo é precioso

Muitos profissionais que pretendem entrar para o mundo do home office ou que já o estão praticando acabam confundindo a liberdade de trabalhar em casa com ausência total de horários.

É indispensável para o bom desenvolvimento do trabalho que haja uma carga horária definida. A diferença é que você pode adaptá-la conforme as necessidades do seu dia, sem a obrigação de taxar um horário fixo e padrão, como ocorre em grande parte das empresas.

A definição de uma carga horária permite que o seu tempo seja utilizado corretamente, tornando possível o alcance das metas e fazendo com que sua produtividade aumente. Possibilita também que você aproveite momentos de lazer e descanso.

3) Defina metas e objetivos diários

Trabalhar em casa exige muita responsabilidade, foco e dedicação. Sem a presença de um líder cobrando entregas e resultados, é fácil se perder nas tarefas e, assim, não atingir os objetivos da empresa para a qual você trabalha. Se você é o dono, o risco é ainda maior, já que é exclusivamente de seu interesse fazer tudo correr bem e obter lucros.

Para tornar sua rotina mais produtiva e alcançar grandes objetivos a médio e longo prazo, é interessante criar pequenas metas diárias. Dessa forma, você consegue otimizar seu dia, sabendo que, ao final dele, precisa concretizar um determinado número de afazeres.

Essa organização diária fará com que no final do mês e, posteriormente, do ano, tudo aquilo que você estabeleceu como meta seja cumprido com rigor e de forma tranquila.

4) Preocupe-se com sua saúde e bem-estar

O aconchego de casa, aliado à distância dos engarrafamentos e do estresse de um ambiente corporativo, faz do dia a dia de um home office um enorme ponto positivo no que diz respeito à saúde.

Entretanto, alguns cuidados devem ser tomados. Um deles é a preocupação com a disposição dos móveis na hora de montar sua estação de trabalho. Opte por mobílias práticas, de fácil utilização e acesso. Dê bastante atenção à escolha da cadeira que você irá utilizar. Afinal, serão horas do seu dia sentado sobre ela.

Além disso, cerque-se de objetos e cores que lhe fazem bem. Um dos maiores benefícios do home office é justamente esse: montar um ambiente do seu jeito. Seus olhos e sua mente irão te agradecer por isso e, certamente, sua produtividade será muito maior.

5) Home office não se restringe ao escritório de sua casa

Isso mesmo! A definição de home office vai muito além de sua tradução literal para o português. O termo, na verdade, é utilizado por empresas e profissionais para indicar todo e qualquer formato de trabalho remoto.

Ou seja, bibliotecas, restaurantes, cafeterias, coworkings, enfim, diversos ambientes que “fogem” da empresa ou escritório convencional, são considerados espaços para a realização de home office.

Experimente utilizar algum deles de vez em quando. Trabalhar em casa é muito bom, porém, com o tempo, pode se tornar tão rotineiro quanto ir e voltar de uma empresa todos os dias. Então varie! Sua rotina pode ser dinâmica sem perder o foco.

6) Equipe seu home office com produtos Intelbras

Seguindo todas as dicas acima, certamente você será um ótimo profissional praticando home office. Mas de nada adiantam horários bem definidos, organização, metas estabelecidas, se o seu ambiente de trabalho é composto por equipamentos ultrapassados e que não atendem a suas demandas de trabalho.

A Intelbras está há 40 anos no mercado, atuando nos segmentos de segurança, redes e telecom. Nessas quatro décadas, evoluímos junto às melhores tecnologias, oferecendo assim produtos de ponta que irão fazer seu home office uma estação de trabalho eficiente e segura.

A Televag é referência em instalação dos produtos da Intelbras, acesse nosso site e conheça todos os nossos serviços. São telefones, roteadores, câmeras de segurança, centrais telefônicas, enfim, tudo que o seu escritório precisa.
05 / Setembro de 2021

por Fonte: Intelbras

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades!

Contato

Rua Manoel Francisco de Paula, 399, Centro Sul, Várzea Grande - MT, 78110-065. Atendimento: segunda a sexta das 7:30 às 11:30 e 13:30 às 17:30

(65) 3029-1112

envie sua mensagem
Sitevip Internet