Televag - Soluções em tecnologia

(65) 3029-1112

Notícias /

A importância do controle de acesso na gestão do condomínio

A importância do controle de acesso na gestão do condomínio
Antes, morar em condomínios, principalmente nos andares mais altos, era sinônimo de segurança. Hoje, é fácil ouvir histórias de assaltos bem planejados que invadem dezenas de apartamentos de uma só vez. Como se proteger dessas invasões?

O controle de acesso, em geral, não faz parte de uma gestão de condomínio mais tradicional. Ainda é comum a “cultura da boa vizinhança” em que, mesmo sem questionar, os moradores permitem a entrada de um desconhecido. Apesar de ser errado, a gestão do condomínio precisa de empatia para conscientizar que o ato de não permitir a passagem de estranhos, mesmo que se apresentem como moradores ou visitantes, trata-se muito mais de uma medida de segurança do que educação.

Gestão de condomínio: como otimizar o controle de acesso?

O que deve ser feito é aumentar a segurança com transição para tecnologias que tragam mais bem-estar para todos. Pode parecer difícil, mas é preciso fazer com que haja mudanças no comportamento e nos equipamentos do prédio. Porém, não precisa ser radical. Adquirir novas tecnologias e promover um período de transição pode servir não somente para aumentar a segurança por meio de ferramentas, mas também para a conscientização de todos.

Antigamente, os assaltos mais comuns aconteciam em bancos, joalherias e estabelecimentos comerciais. No entanto, cada um desses segmentos aprimorou seus sistemas de segurança e profissionais de apoio. Com isso, passou-se a mirar cada vez mais nos condomínios.

Resumidamente, para que haja uma gestão de condomínio tranquila em relação ao controle de acesso, é preciso que existam: registros de quem entra e sai, cadastro de todas pessoas, sejam pedestres ou veículos, e integração com outros sistemas. Como o próprio nome diz, a gestão de condomínio precisa estar no comando do que está ocorrendo dentro das suas dependências.

Qual o melhor sistema para controle de acesso?

Basta pensar que em muitos prédios não há nenhuma burocracia ou, pior, se o porteiro é feito de vítima, os assaltantes tomam controle do condomínio inteiro por determinado período. Com a Intelbras, o controle de acesso eficiente em prédios pode ser realizado por meio do Sistema de Controle de Acessos (SCA 1000), projetado justamente para fornecer informações sobre quem acessou as portas de entradas, garagem ou áreas especiais. O SCA 1000 utiliza uma tecnologia de Identificação por Radiofrequência, ou Radio-Frequency IDentification (RFID).

O RFID também pode ser encontrado nos sistemas que validam o bilhete dos transportes públicos, como ônibus e metrô, o que acontece por meio da leitura e transferência do sinal ao leitor. Depois disso, o leitor realiza a conversão das informações que deverão ser transmitidas para a tecnologia. Com isso, é possível contar com equipamentos que absorvam e interpretem as informações.

O SCA 1000 registra a passagem pela portaria, com data e horário, além de possuir um sistema que envia dados diferenciados a cada acesso e impede clonagem. Em geral, há três tipos de tecnologias de acesso que podem ser adotadas pela gestão de condomínio: chaveiros (tags), senha eletrônica e controle remoto para veículos. A ativação de cada dispositivo, de qual se trata, também fica armazenada dentro do Módulo Inteligente de Portaria (MIP 1000).

Existem ainda outras vantagens e componentes dentro do SCA 1000 para otimizar o controle de acesso e que exploraremos mais adiante. Por hora, é fundamental destacar um dos maiores diferenciais: integração com outros sistemas que existem nos condomínios, como câmeras e alarmes. Assim, a gestão de condomínio irá prezar pelo bem-estar das pessoas ao compartilhar e disseminar valores e, o mais importante, garantir a segurança de todos.

Deseja instalar o controle de acesso no seu condomínio? Entre em contato conosco através deste link.
01 / Outubro de 2021

por Fonte: Intelbras

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades!

Contato

Rua Manoel Francisco de Paula, 399, Centro Sul, Várzea Grande - MT, 78110-065. Atendimento: segunda a sexta das 7:30 às 11:30 e 13:30 às 17:30

(65) 3029-1112

envie sua mensagem
Sitevip Internet