Televag - Soluções em tecnologia

(65) 3029-1112

Serviços /

Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio

  • Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio

    Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio

    A Televag possui experiência e qualificação para implementar o Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio com diversos graus de complexidade em instalações de todos os portes.

    Contamos com mão-de-obra especializada, multidisciplinar e responsável contribuindo desta forma para que um empreendimento seja executado de acordo com todos os padrões e prazos estabelecidos pelo nosso cliente. Além disso, a equipe técnica da Televag segue rigorosamente as normas ABNT nas instalações.

    Televag possui parceria com as principais marcas do mercado, oferecendo produto de qualidade com preço justo.

    Entre em contato com nosso consultor de venda e solicite seu orçamento.

    Conheça os equipamentos de combate de incêndio com os quais trabalhamos:
  • Centrais de Alarme de Incêndio

    Centrais de Alarme de Incêndio

    Equipamento ou sistema destinado a processar os sinais provenientes dos circuitos de detecção, convertê-los em uma indicação adequada para avisar alguém do evento e realizar controles de algum dispositivo (de aviso ou combate).

    O sistema convencional é melhor indicado para pequenas e médias instalações como lojas de shopping, pequenos edifícios, escritórios, comércios, etc. Possui baixo custo e atende cerca de 75% dos projetos de alarme e detecção de incêndio.

    Para identificar o local em que existe um princípio de incêndio, a Central de Alarme de Incêndio Convencional divide a localização de seus dispositivos periféricos (detectores, acionadores, etc.) em setores (laços) e cada laço (setor) recebe um nome, configurado pelo usuário da central.
  • Centrail Supervisionada

    Centrail Supervisionada

    As Centrais de Alarme de Incêndio Supervisionadas controlam uma ou mais subcentrais conectadas em uma mesma rede de comunicação. O controle desta rede de fiação própria contra curto-circuito e interrupção é feito por ela.

    Permite supervisionar dispositivos de alarme, tais como: acionadores manuais, detectores de fumaça e temperatura, módulos e interface.
  • Circuito de Detecção Classe A

    Circuito de Detecção Classe A

    É todo circuito no qual existe retorno à central, de forma que uma eventual interrupção em qualquer ponto deste circuito NÃO implique paralisação parcial ou total de seu funcionamento.
  • Circuito de Detecção Classe B

    É todo circuito no qual NÃO existe retorno à central. Assim uma eventual interrupção em qualquer ponto deste circuito implica em paralisação parcial ou total de seu funcionamento.
  • Acionadores Manuais de Alarme de Incêndio

    Acionadores Manuais de Alarme de Incêndio

    s acionadores manuais de ação simples para ativar alarmes de incêndio de forma manual, possuem as seguintes características:

    - Disparo de alarme de incêndio através da quebra da placa de vidro;
    - Rotinas de comprovação de detectores com análises e transmissões múltiplas;
    - Identificação individual de detectores que mostra a posição do detector, para uma rápida localização;
    - Led de visualização para avaliação de alarme ou inspeção;
    - Desenhado para uso interno e externo.

    Temos disponíveis acionadores manuais de alarme de incêndio dos tipos: "Quebre o vidro", "Quebre o vidro e aperte o botão" ou "Puxe a alavanca".
  • Sirenes audio-visuais e flashes

    Sirenes audio-visuais e flashes

    Além do design discreto e elegante, possuem cores especiais adequadas ao seu projeto. De acordo com a aplicação, podem ser utilizados também flashes e outros acessórios.
    As sirenes audio-visuais de alarme de incêndio possuem as seguintes características técnicas:

    - À prova de respingos, possibilitando a instalação ao tempo;
    - Baixo consumo de energia;
    - Possuem led´s vermelho de altíssimo brilho, que piscam quando acionados;
    - Design especial e cores opcionais
  • Sistema de Alarme de Incêndio Convencional

    Sistema de Alarme de Incêndio Convencional

    O Sistema de Alarme de Incêndio Convencional tem como base uma Central de Controle de Alarmes por Zonas, no qual associa um número determinado de detectores e acionadores.

    Cada uma das Zonas dispõe de somente um led para sinalizar os estados de FOGO e FALHA.

    Não fornece nenhuma informação dos dispositivos conectados as zonas, somente a zona que pertencem, zona em falha, zona em repouso ou zona em estado de alarme.

    Os detectores não proporcionam leituras de estado, são meros interruptores, indicando se há ou não há fogo.

    Em caso de alarme sabemos somente a zona em que foi produzido o incêndio.

    Neste tipo de alarme, não é possível conhecer o estado dos detectores, níveis de sujeira, bem como ajustar sua sensibilidade.
  • Sistema Analógico

    Sistema Analógico

    A Evolução do Sistema de Alarme de Incêndio continua com a Tecnologia de Detecção Analógica.

    Os Sistemas Analógicos dispõe igualmente aos Sistemas Endereçáveis da identificação pontual do alarme e adicionalmente indicam a evolução analógica das condições ambientais da zona protegida.

    Nos Sistemas Analógicos os equipamentos se conectam em um mesmo cabeamento, identificando-se individualmente cada equipamento.

    Um Sistema de Alarme de Incêndio Analógico melhora:

    Fator tempo  (Resposta mais rápida)

    Um maior controle sobre os equipamentos.

    Manutenção mais eficaz.

    Equações de controle mais potentes.

    Os Detectores Analógicos, se comportam como Sensores de Temperatura e Fumaça.

    Detectores Analógicos possuem ajuste automático do acumulo da sujeira, realizam a manutenção do sensor resistindo a falsos alarmes quando estão sujos.
  • Sistema Algorítmicos

    Sistema Algorítmicos

    SISTEMA ALGORÍTMICO

    O Sistema de Alarme de Incêndio de Algorítmicos se baseia no estudo do comportamento dos detectores de Incêndio em situações de fogo real.

    O processo se inicia com as análises das respostas de cada tipo de tecnologia, (óptico, Térmico, Químico) diante do desenvolvimento de um incêndio em distintos lugares.

    Por exemplo a resposta de um detector óptico de fumaça diante de distintos tipos de fogo (madeira, plástico, etc....) em um local como Escritório.

    Destas análises se estabelece o padrão de comportamento de um detector em uma determinada aplicação

    Se a leitura de um sensor procede de um golpe de fumaça, como a produzida por uma baforada de um cigarro, também não se interpretará como incêndio.

    Se um sensor é afetado pela sujeira ao longo do tempo, o gráfico se adapta ao novo nivel de leitura.  Quando o ajuste já não é possível, a central declara o sensor como “FALHA”.

    Os detectores Algorítmicos multicritério (multisensores) não funcionam sob o parâmetro de marcar um nível de alarme e de pré-alarme, tal como funcionam os detectores analógicos.

    Nesses casos, o detector compara suas leituras com o padrão configurado, comprovando se encontra dentro dos parâmetros pré-fixados ou não.

    O Sistema de Alarme de Incêndio de Algorítmicos proporcionam:
    • Menor Índice de Falsos Alarmes
    • Detecção mais rápida
  • Sistema Endereçável

    Sistema Endereçável

    A necessidade de dar ao usuário uma informação mais precisa sobre o início e a localização do Incêndio, foi preciso desenvolver a evolução do Sistema de Alarme de Incêndio Convencional.

    Nos sistemas Endereçáveis também se agrupam os detectores por zonas, embora diferentemente dos convencionais, com esta tecnologia é possível identificar exatamente cada um dos dispositivos, indicando onde foi produzido um Alarme de Incêndio.

    Um Sistema de Alarme de Incêndio de Detecção Endereçável permite criar mais zonas dentro de um mesmo loop pelo motivo de possuir maior capacidade de processamento.

    Esse sistema simplifica muito a instalação dos equipamentos e a localização das falhas, através da informação que pode ser apresentada pelo display LCD ou por um monitor.

    Os Detectores Endereçáveis não proporcionam mais informações que o sinal de alarme de um Detector Convencional. É similar à um interruptor (Sim/Não), ou seja, somente uma lógica digital.

    Os Detectores de um Sistema Convencional e Convencional/Endereçável são fornecidos ajustados pelos seus fabricantes, não permitindo fazer nenhuma modificação na sua sensibilidade a partir da Central.

    Com os Sistemas Convencionais e Endereçáveis existem limitações no momento de diferenciar um alarme e um alarme não desejado, já que o detector só reage quando ele presencia fumaça ou temperatura em um determinado momento.
  • Detectores de Incêndio de Fumaça Ótica (Fotoelétrico)

    Detectores de Incêndio de Fumaça Ótica (Fotoelétrico)

    São utilizados em ambientes onde, num princípio de incêndio haja a formação de fumaça antes da deflagração do incêndio. Assim detecta a fumaça através do princípio de difusão da luz. Entenda mais sobre ele:

    O princípio operativo destes sensores baseia-se numa fonte emissora de luz e um elemento foto sensível, arranjados de tal maneira dentro da câmara de detecção que o raio de luz não atinge o elemento diretamente. Quando as partículas de fumaça entrarem na câmara, farão com que a luz seja refletida e chegue no elemento, ativando o alarme
  • Detectores de Incêndio de Fumaça Linear

    Detectores de Incêndio de Fumaça Linear

    Geralmente utilizado em aplicações especiais, a detecção linear pode oferecer uma solução de melhor custo efetivo por ponto de detecção, em áreas de grandes dimensões.

    Ele detecta fumaça quando ocorre a presença de partículas e/ou gases, visíveis ou não, e de produtos de combustão, ou a variação anormal de temperatura ao largo da linha imaginária de detecção. Entenda mais:

    Dispositivo baseado no princípio de transmissão da luz, constituído por uma fonte separada de luz, que é projetada através da área a ser protegida, incidindo sobre uma célula ou elemento fotossensível.
  • Detectores de Incêndio de Fumaça de Duto

    Detectores de Incêndio de Fumaça de Duto

    Esses detectores foram projetados para serem montados dentro dos dutos dos sistemas HVAC (Heating, Ventilating and Air Conditioning.) para monitorar a presença de fumaça no ar condicionado.

    Na presença de fumaça, o detector envia um sinal de alarme para a central e/ou ao equipamento de controle, o que provocará o início de ações programadas nos sistemas de manuseio e controle do ar.
  • Detectores de Incêndio Termovelocimétrico

    Detectores de Incêndio Termovelocimétrico

    Esses detectores de incêndio são instalados em ambientes onde a rapidez no aumento de temperatura indique inequivocamente um princípio de incêndio. Assim ele detecta a velocidade que a temperatura se eleva. Entenda mais sobre seu funcionamento:

     Esse tipo de detector possui uma câmara selada e um diafragma. Um elemento pneumático reage diante a uma mudança rápida na temperatura. Quando isso ocorre, o ar contido no diafragma se expande rapidamente dentro da câmera selada e escapa através de uma abertura calibrada. O aumento da pressão comprime o diafragma, fazendo que os contatos elétricos se toquem para fechar o circuito.
  • Detectores de Incêndio de Chama (Ultra-Violeta)

    Detectores de Incêndio de Chama (Ultra-Violeta)

    Esses detectores de incêndio são instalados em ambientes onde a primeira consequência de um princípio de incêndio seja a produção de chama.

    Sua instalação deve ser executada de forma que seu campo de visão seja suficiente e não impedido por obstáculos para assegurar a detecção de foco de incêndio na área por ele protegida. Ou seja,  ele detecta a radiação ultravioleta gerada pela chama. Entenda mais:

    Esse dispositivo é destinado a atuar em uma radiação de energia, dentro ou fora do espectro visível, resultante de um princípio de incêndio dentro da sua área de captação (visão).
  • Detectores de Incêndio de Gases Combustíveis

    Detectores de Incêndio de Gases Combustíveis

    São utilizados em ambientes onde aparelhos de gás estejam instalados , ou em ambientes de baixo risco, suscetíveis a infiltrações de gás tais como residências, estabelecimentos comerciais ou prédios comerciais. Conseguem detectar a presença de gases combustíveis, tais como gás natural (metano) e propano. Entenda como funciona:

    Está ajustado para gerar um alarme quando é detectada a presença de gases combustíveis, em uma quantidade abaixo de aprox. 25% de nível mínimo de explosão (LEL) destes gases.
  • Detectores de Incêndio Térmico

    Detectores de Incêndio Térmico

     Instalado em ambientes onde a ultrapassagem de determinada temperatura indique seguramente um princípio de incêndio. Esse tipo de detector reage ao calor respondendo a um ajuste determinado de temperatura. Entenda mais:

    O elemento é constituido de uma liga de fusão, que funde a uma determinada temperatura. Quando ativado, o coletor externo de calor do fusível cai provendo uma rápida confirmação visual da operação do elemento.
Peça seu Orçamento

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades!

Contato

Rua Manoel Francisco de Paula, 399, Centro Sul, Várzea Grande - MT, 78110-065. Atendimento: segunda a sexta das 7:30 às 11:30 e 13:30 às 17:30

(65) 3029-1112

envie sua mensagem
Sitevip Internet